Cultura

Cultura – 2º Edição de 2018

CERTIFICADOS

SLIDES

Evento no Facebook

Em sua Segunda Edição 2018, o Ciclo de Humanidades abordará a temática da “CULTURA”. Desde sua gênese, a Tradição Filosófica encontra-se permeada pela problemática da Identidade humana, preocupação esta traduzida na tríade interrogativa “Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou?”. A primeira interrogação sinaliza a ausência de uma Identidade que se apresente de modo evidente e revelador; a segunda sinaliza a busca pela Identidade nas origens e vestígios do passado; e, a terceira volta-se para uma suposta destinação, previsível ou teleologicamente estabelecida. O fato é que o ser humano se apresenta em sua finitude como um ser inacabado: sua identidade é construída ao longo de seus feitos e expressões. A Cultura, como vulto deixado pelas gerações precedentes, assim como ação transformadora do Presente, representa a “feitura” da própria Identidade humana. Investigar e Compreender [Verstehen] a Cultura – quer sendo entendida como Kultur [Cultura], quer sendo compreendida como a própria Bildung [Formação] – faz do humano Sujeito e Objeto da mesma investigação, posição esta que permite a equivalência dos processos de Compreensão Cultural e Autocompreensão.

PALESTRANTE:
André Roberto Cremonezi – Professor de Filosofia do IFPR/Curitiba. Concentra seus estudos e pesquisa nas áreas de Filosofia Transcendental, Metafísica, Ontologia, Filosofia da História, Teoria do Conhecimento e Hermenêutica.

DATA: 27/08/2018 – Segunda-feira
HORÁRIO:
19h00 – Apresentação musical com o grupo QuartIF;
19h30 – Palestra;
21h45 – Encerramento musical com o grupo Túlio Tarântula & O Cramunhão
LOCAL: Auditório do IFPR campus Curitiba (R. João Negrão, 1285 – Rebouças).

ENTRADA FRANCA

O “Ciclo de Humanidades”, promovido pelo Programa Bildung, tem por objetivo promover a Formação em Humanidades no âmbito da iniciativa pública, com participação irrestrita da comunidade curitibana. Por “Formação” [Bildung] entende-se o ideal Renascentista italiano e Romântico-Idealista alemão de um Humanismo calcado na concepção de “Autocultivo” [Bildung]. No âmbito acadêmico, o conceito de “Formação” implica a abordagem do conhecimento humano como sendo uma tarefa em perene construção.

Maiores informações em:
https://facebook.com/programabildung/
http://curitiba.ifpr.edu.br/

Acompanhe também nosso Instagram: @bild.ung

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s