Hermenèia

Hermenèia – 1ª Edição de 2018

CERTIFICADOS

SLIDES

Evento no Facebook

Em sua Primeira Edição 2018, o Ciclo de Humanidades abordará a temática da Hermenêutica, uma das tentativas de reabilitação filosófica, juntamente com a Fenomenologia, na contemporaneidade, após a queda do Idealismo Absoluto de Hegel, a Reforma Universitária do século XIX e a mudança estrutural, em termos de dinamização, da Ciência contemporânea.

O objetivo é perfazer toda a História do Desenvolvimento do Problema Hermenêutico da Compreensão [Verstehen], de modo a revisitar a Antiguidade Clássica, sobretudo a mitologia egípcia, perpassando o pensamento mitológico greco-romano, o Humanismo Renascentista (Cabala; Alquimia; Zodíaco; Geomancia; Tarot) e adentrando o contexto Moderno da Filologia Clássica, no que concerne às técnicas hermenêuticas utilizadas na tradução/aplicação do Código de Direito Romano e tradução da Bíblia, a partir da Reforma Protestante desencadeada por Martinho Lutero. O ponto de chegada será a transformação da Hermenêutica em Método da Ciência Histórica e Método das Ciências Humanas [Geisteswissenschaften], fatos ocorridos no século XIX que corroboram para a emancipação da Hermenêutica da categoria de disciplina auxiliar da Filologia ao posto do próprio “modo de fazer” Filosofia, a partir do século XX, sobretudo na obra de Heidegger e Gadamer.

PALESTRANTE:
André Roberto Cremonezi – Professor de Filosofia do IFPR/Curitiba. Concentra seus estudos e pesquisa nas áreas de Filosofia Transcendental, Metafísica, Ontologia, Filosofia da História, Teoria do Conhecimento e Hermenêutica.

DATA: 07/06/2018 – Quinta-feira
*Obs.: houve uma mudança de data para o dia 7 em virtude da suspensão de atividades letivas no IFPR pelo desabastecimento de combustível. Pedimos a compreensão de todos.
HORÁRIO: 19:30h
LOCAL: Auditório do IFPR campus Curitiba (R. João Negrão, 1285 – Rebouças)

ENTRADA FRANCA

O “Ciclo de Humanidades”, promovido pelo Programa Bildung, tem por objetivo promover a Formação em Humanidades no âmbito da iniciativa pública, com participação irrestrita da comunidade curitibana. Por “Formação” [Bildung] entende-se o ideal Renascentista italiano e Romântico-Idealista alemão de um Humanismo calcado na concepção de “Autocultivo” [Bildung]. No âmbito acadêmico, o conceito de “Formação” implica a abordagem do conhecimento humano como sendo uma tarefa em perene construção.

Maiores informações em:
https://facebook.com/programabildung/
http://curitiba.ifpr.edu.br/

Acompanhe também nosso Instagram: @bild.ung

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s