Typus Melancholicus

Typus Melancholicus – 4ª Edição 2015

CERTIFICADOS

SLIDES

Poucos temas têm perpassado a história do pensamento humano, permeando e permanecendo em distintas áreas – como que vagando sem rumo e ressurgindo a cada geração – tal qual acontece com a Melancolia. Como foi definida? Quais suas facetas? Doença ou traço de personalidade?

Nesta quarta edição, o “Ciclo de Humanidades” abordará a temática “Typus Melancholicus”, revisitando as múltiplas formas através das quais a Melancolia foi tematizada ao longo da História, tanto na tradição de pensamento oriental – Medicina Tradicional Chinesa – , quanto na tradição filosófica, literária e científica ocidental.

PALESTRANTES:

André Roberto Cremonezi – Professor de Filosofia do IFPR/Curitiba, especialista em Filosofia Transcendental, Metafísica, Teoria do Conhecimento e Hermenêutica.

Prof. Jaime Amador Soares – Professor do Curso Técnico em Massoterapia do IFPR, especialista em Metafísica Oriental, Shiatsu, Tui-ná e entrelaçamento destas áreas para com a Neurologia contemporânea.

DATA: 27/10/2015

HORÁRIO: 19:30h

LOCAL: Teatro Paiol – Praça Guido Viaro s/n. Prado Velho. Curitiba – PR.

ENTRADA FRANCA

O “Ciclo de Humanidades”, projeto de extensão do Instituto Federal do Paraná / IFPR – campus Curitiba em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba – FCC, tem por objetivo promover a Formação em Humanidades no âmbito da iniciativa pública, com participação irrestrita da comunidade curitibana. Por “Formação” [Bildung] entende-se o ideal Renascentista italiano e Romântico-Idealista alemão de um Humanismo calcado na concepção de “Autocultivo de si” [Bildung]. No âmbito acadêmico, o conceito de “Formação” implica a abordagem do conhecimento humano como sendo uma tarefa em perene construção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s