Paradoxos da Razão

Paradoxos da Razão – 4ª Edição de 2016

CERTIFICADOS

SLIDES

Em sua Quarta Edição 2016, o Ciclo de Humanidades abordará uma área primordial da Filosofia, que rege as regras da argumentação e do raciocínio: a Lógica. Na Mitologia Grega, o fio de Ariadne é a ferramenta que auxilia e orienta Teseu em sua aventura no Labirinto onde reside o temível Minotauro, permitindo ao herói adentrar e sair da construção sem cair em suas inúmeras armadilhas. De modo similar, a Lógica é a disciplina da Filosofia responsável por orientar o raciocínio de modo correto, evidenciando as suas armadilhas e becos sem saída – paradoxos. Em termos sucintos, não basta que uma argumentação tenha aparência de verdade – falácias silogísticas -, mas é necessário que toda argumentação apresente, de modo claro e formal, seus fundamentos e derivações, a fim de que não nos tornemos vítimas do monstro da ignorância e permaneçamos aprisionados no labirinto da razão.

PALESTRANTES:

André Roberto Cremonezi – Professor de Filosofia do IFPR/Curitiba. Concentra suas pesquisas nas áreas de Filosofia Transcendental, Metafísica, Ontologia, Filosofia da História, Teoria do Conhecimento e Hermenêutica.

Ernesto M. Giusti – Professor e Chefe de Departamento do Curso de Filosofia da UNICENTRO, concentra suas atividades no estudo e pesquisas na investigação da relação entre Ciência e Filosofia na Modernidade.

DATA: 18/10/2016 – Terça-feira

HORÁRIO: 19:30h

LOCAL:  Teatro Paiol – Praça Guido Viaro s/n. Prado Velho. Curitiba – PR.

ENTRADA FRANCA

O “Ciclo de Humanidades”, Programa de Filosofia do Instituto Federal do Paraná / IFPR –campus Curitiba em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba – FCC e LAPEDUH/UFPR, tem por objetivo promover a Formação em Humanidades no âmbito da iniciativa pública, com participação irrestrita da comunidade curitibana. Por “Formação” [Bildung] entende-se o ideal Renascentista italiano e Romântico-Idealista alemão de um Humanismo calcado na concepção de “Autocultivo de si” [Bildung]. No âmbito acadêmico, o conceito de “Formação” implica a abordagem do conhecimento humano como sendo uma tarefa em perene construção.

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