Ciências da Natureza x Ciências do Espírito

Ciências da Natureza x Ciências do Espírito – 2ª Edição de 2016

CERTIFICADOS

SLIDES

Em sua Segunda Edição 2016, o Ciclo de Humanidades discutirá um problema clássico da Epistemologia Contemporânea, que recentemente viralizou  nas redes sociais: trata-se do embate contrastivo entre distintas áreas do conhecimento, a exemplo do velho dilema “Exatas” X “Humanas”. O que pouco se sabe e discute neste meio é que esta questão nos remete diretamente ao contexto filosófico-científico alemão do século XIX, mais especificamente à obra do filósofo historicista Wilhelm Dilthey (1833 – 1911) e seus prolongamentos. A compreensão da cisão estabelecida por este pensador entre as assim chamadas Ciências da Natureza [Naturwissenschaften] e Ciências Humanas [Geisteswissenschaften], não obstante, remete-nos aos primórdios do pensamento clássico grego, passando pela Revolução Galilaica e, posteriormente, pelo Mecanicismo Moderno. Compreender cada uma destas etapas é primordial, sobretudo àqueles que pretendem refletir sobre os fundamentos da atividade científica que desempenham ou pretendem desempenhar.

PALESTRANTE:

André Roberto Cremonezi – Professor de Filosofia do IFPR/Curitiba. Concentra suas pesquisas nas áreas de Filosofia Transcendental, Metafísica, Ontologia, Filosofia da História, Teoria do Conhecimento e Hermenêutica.

DATA: 21/06/2016

HORÁRIO: 19:30h

LOCAL:  Teatro Paiol – Praça Guido Viaro s/n. Prado Velho. Curitiba – PR.

ENTRADA FRANCA

O “Ciclo de Humanidades”, projeto de extensão do Instituto Federal do Paraná / IFPR –campus Curitiba em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba – FCC e LAPEDUH/UFPR, tem por objetivo promover a Formação em Humanidades no âmbito da iniciativa pública, com participação irrestrita da comunidade curitibana. Por “Formação” [Bildung] entende-se o ideal Renascentista italiano e Romântico-Idealista alemão de um Humanismo calcado na concepção de “Autocultivo de si” [Bildung]. No âmbito acadêmico, o conceito de “Formação” implica a abordagem do conhecimento humano como sendo uma tarefa em perene construção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s